As Redes Sociais

As redes sociais são sítios na Internet que geralmente servem para o convívio entre amigos ou até para fazer novos amigos. Estas redes são de géneros variados, no caso do Hi5 o convívio, a troca de comentários, a actualização do que se está a fazer/sentir no momento e a colocação de fotografias ao dispor de todos são as principais características.
Mas existem outras redes, como o Myspace, Facebook, Orkut, Twitter. O Myspace é direccionado a profissionais que queiram divulgar o seu trabalho, nomeadamente bandas. O Twitter define-se por um espaço de debate.

Your Friends. Your World.

É este o slogan da rede social mais usada em Portugal, o Hi5. Este sítio da Internet, fundado em 2003 por Ramu Yalamanchi, oferece várias funções:

· Colocar fotografias;
· Mostrar os principais interesses dos utilizadores;
· Actualização constante do que se está a fazer;
· Convidar pessoas para o círculo de amigos;
· Conhecer pessoas;
· Convívio entre amigos;
· Troca de comentários;
· Engate ou namoro.


Segundo dados da Marktest, em 2008, mais de três milhões de portugueses acederam a esta rede social, uma média superior a um milhão por semana. O tempo dedicado ao hi5 superou 48 milhões de horas, mais de 15 horas por utilizador. Portugal é o terceiro país de todo o mundo que mais utiliza o hi5, sendo que o primeiro é o México e Tailândia o segundo.

Fonte: Alexa.com

Como começa?
Normalmente, começa pela pergunta comum: "Já tens Hi5?". Hoje em dia, parece que quem não o tem, nem é português!

Fonte: Marketest.pt

Efeitos secundários negativos...
Principalmente os jovens (15-24 anos) do sexo masculino, também segundo dados da Marktest, que vivem intensamente a vida, dão tanta importância ao Hi5 que até já andam, literalmente, "à porrada" por causa desta rede social. No Youtube pode-se ver um vídeo onde jovens discutem por comentários nesta rede social (link).
Noutros casos, vêem -se comentários considerados por muitos absurdos, ou a utilização do Hi5 como "messenger"/Chat revelando dados, supostamente secretos, já para não falar das fotos que por vezes aí são colocadas. É necessária vigilância.

O que é necessário fazer?
Visitar os sites dos filhos e avisar para os potenciais perigos da Internet é essencial. Quem sabe, mais cedo ou mais tarde, esse papel também será feito na escola. Há já palestras sobre os "perigos da Internet" a serem dadas nas escolas.

Quisemos saber qual é a razão que leva tantos portugueses a utilizar este sítio de convívio na rede.



Hélia Lima.
José Raposo.
Sara Dias.

Sem comentários: